Skip to contentSkip to left sidebar Skip to right sidebar Skip to footer

Personalidades

Jose Martinho - Igreja Nova do SobralJosé Martinho C. Alves

José Martinho foi um homem sério e austero, uma “força da natureza” que nada quis para si, mas que quis tudo para os outros.

E que viveu com o sonho, por vezes contra tudo e contra todos, de fazer algo pela sua terra que unisse e agregasse as pessoas, o que veio a concre­tizar-se, num primeiro momento, na constituição da Associação Igrejanovense de Melhoramentos (AIM) e, mais tarde, no Lar e Centro de Dia da Igreja Nova, obra notável que ele soube concretizar, depois de a sonhar.

Um homem multifacetado que levou muito a sério o amor pela sua terra e pelos seus conterrâneos.

Foi isso que o levou à política, onde foi presidente da Junta de Freguesia da Igreja Nova antes e depois do 25 de Abril de 1974.

Foi também esse senti­mento do dever que, a nível associativo, o levou à cria­ção ou ao apoio de múltiplas entidades como a AIM, o Desportivo Igrejanovense, o Centro de 3.ª Idade e o Centro de Atividades de Tempos Livres da Igreja Nova, os Bombeiros e a Casa do Povo de Ferreira do Zêzere, o jornal “Despertar do Zêzere”, entre outras.

Sem fotoJorge da Conceição Godinho

Aguarda informação